Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Olá pessoal!
Hoje disponibilizarei um trabalho sobre lamelas e guarda urdume.
Tema: Lamela e Guarda Urdume
Autores: Creusa Carvalho Martins, Tatiane Domingues Kühl, Tatiane Mendoça Coelho, Winston Pinheiro Claro Gomes
Link do trabalho por completo: Apresentação sobre Lamelas e Guarda Urdume
Resumo:
Lamelas, são lâminas de aço inoxidável, e são compostas por duas partes, que são:
- Rasgo: é por onde se passa o trilho do guarda urdume, que tem a seguinte função, de parar o tear quando há ruptura do fio conseqüentemente sendo uma parada automática. Além disto, esse rasgo pode ter na sua parte superior, uma forma arcada, para guarda urdume mecânicos, ou inclinado, para guarda urdume elétricos.
- Olhal: localizado na parte inferior da lamela, por onde se passa o fio de urdume. E se a lamela possuir um rasgo desde esse olhal ate a sua base, ela é denominada de lamela aberta, caso ao contrario ela é chamada de lamela fechada.
Guarda Urdume, sua função é para o tear, quando um fio de urdume quebra.
- Guarda Urdume Mecânico: Ele é constituído de duas barras dentadas. Uma das barras é dotada de movimento vai-e-vem em relação a outra barra. A lamela fica sustentada pelo fio, ou seja, ela fica suspensa e livre da ação da barra móvel, quando o fio se rompe, a lamela deste fio cai, interrompendo o movimento da barra móvel e acionando o sistema de parada do tear.
- Guarda Urdume Eletrico: A lamela para este sistema tem em sua metade superior, uma secção interna inclinada, para que quando a lamela cair haja o fechamento de circuito entre ferro e o cobre. Da mesma forma no guarda urdume mecânico, quando a lamela esta apoiada no fio, esta seção inclinada fica livre do contato com o cobre, caso ao contrário ocorrerá o fechamento do circuito, que promove a magnetização da alma do solenóide, atraindo para cima a haste, e colocando-a na linha de percurso da leva de desengate.