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Olá pessoal!
Hoje disponibilizarei uma apostila que fala sobre fiação e tudo que pertence a fiação.
Tema: Livro de Bolso sobre Fiação da empresa Reiners + Fürst
Autor: Reiners + Fürst
Link da apostila por completo: Livro de Bolso sobre Fiação da empresa Reiners + Fürst
Introdução:
“Anel e viajante são elementos de extrema importância tanto no processo de fiar, quanto também na retorção, com influência direta sobre a eficiência e o comportamento do trabalho das máquinas. O viajante circulando em alta velocidade sobre a pista do anel, tem de cumprir duas missões importantes:
- Dar a torção necessária ao feixe de fibras suprido pelo cilindro de saída do trem de estiragem;
- Enrolar o fio com tensão correta em forma cônica na espula.
Neste processo, o anel funciona como guia do viajante, imprescindível para conseguir-se um enrolamento correto e conseqüentemente uma boa formação da espula. As forças de atrito resultantes deste processo freiam o viajante conduzido pelo fio contínuo e dão a tensão necessária para a torção das fibras e também mantêm as dimensões do balão de fio limitadas. O viajante de aço é temperado a uma determinada dureza e polido com alto brilho. Ele poderá ser adaptado em sua forma, peso e superfície tanto ao anel, como também ao tipo e título do fio. Viajantes de nylon na qualidade padrão (para anéis HZ e J), são fabricados a partir de poliamida de alta resistência à abrasão. Para casos especiais de fios extremamente agressivos, os viajantes podem ser fornecidos na versão SUPERNYLON, reforçados com fibras de vidro ou NYLON-STEEL, reforçados com aço. As etapas de trabalho provocadas pelo viajante, como dar torção e enrolamento ao fio, devem ser realizadas sem excesso de tensão. A relação entre rotação do fuso e velocidade de entrega do fio, determina a sua torção. O viajante adapta-se automaticamente a todas as mudanças desta relação, sem alterar a sua posição de dar torção e tensão, como também a de enrolar o fio. No anel de flange, a velocidade de viajantes adequados de alta performance pode atingir até 40 m/s (144 km/h) e, em anéis revestidos com CERA-DUR, a velocidade atingida também é de 45 m/s (162 km/h). No caso de empresas que trabalham em 3 turnos, i.e. 24 horas por dia, os viajantes que rodam 40 m/s, perfazem por dia uma jornada de 3.500,00 km. Em 10 dias alcançam 35.000 km. Esta distância é certamente fantástica, se considerarmos que ambas as peças de metal, anel e viajante, apenas trabalham em conjunto com ajuda do filme de lubrificação composto de fibras. A condição, contudo, é a escolha ideal do anel e viajante no tocante à sintonia entre a forma e corte transversal do arame do viajante, bem como uma escolha ideal de material do conjunto anel e viajante, com o objetivo de obter-se sempre um filme lubrificante de fibras satisfatório, sem causar dano ao fio. Nos anéis cônicos J, lubrificados, a velocidade do viajante de aço pode alcançar até 35 m/s (126 km/h). Utilizando-se viajantes de nylon nos anéis HZ verticais, lubrificados, este valor, sob condições ideais, pode ser ainda maior. Estas velocidades têm de ser alcançadas pelo viajante muitas vezes sob uma carga por unidade de superfície de mais de 35 N/mm². Mesmo com a utilização de matérias primas de alta qualidade, dureza ideal e resistência ao desgaste, esses valores só são possíveis de ser alcançados, se durante o processo, a superfície de contato do viajante receber lubrificação contínua e uniforme.”
Fonte: Textile Industry