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Olá pessoal!
Hoje disponibilizarei uma matéria sobre segmento de índigo.
Tema: O Segmento de Índigo
Autora: Ana Paula Fontenelle Gorini
Link da matéria por completo: O Segmento de Índigo
Resumo:
“Este artigo analisa a segmento de denim – mais conhecido como jeans – no Brasil e no mundo e aborda as principais transformações de mercado e as inovações tecnológicas, enfocando, em especial, as mudanças no mercado nacional, onde a concentração da oferta foi muito forte na última década. O Brasil constitui um dos maiores produtores e consumidores mundiais de denim, apresentando também grande competitividade nas exportações desse produto. No entanto, essa competitividade vem se deteriorando por várias razões que o artigo procura enumerar, traçando, em paralelo, novas oportunidades de inserção no mercado mundial. O mercado de jeans é bem diversificado, englobando consumidores de diferentes idades, de ambos os sexos e em distintas estações do ano. Variando estreitamente com o poder aquisitivo da população, esse mercado é ainda influenciado por diferenças climáticas e culturais, existindo distintos padrões de consumo no que tange a produtos voltados à moda e ao trabalho. Nos Estados Unidos, maior mercado mundial de jeanswear,1 o jeans é usado no dia-a-dia, no trabalho e na escola, assim como no lazer. Diferentemente, na Europa Ocidental, o índigo é mais associado a um artigo de moda. No Brasil, o seu uso é extremamente difundido, porém ainda é baixo o consumo per capita, em contraste com o mercado norte-americano. O tecido denim corresponde aproximadamente à metade do custo total da calça jeans, e sua fabricação hoje, muito pressionada pelos confeccionistas e consumidores finais, ocorre com elevado padrão de qualidade e menores lead times e custos, muito em função do incremento da automação dos processos. O mercado fechado do Brasil atrasou os investimentos em modernização, mas a indústria nacional, tendo passado por um grande movimento de concentração da produção a partir de 1990, quando restaram poucos grandes fabricantes do tecido, apresenta atualmente elevado padrão de qualidade e custos competitivos. Este artigo busca analisar as principais características desse segmento no Brasil e no mundo e, do ponto de vista empresarial, avaliar seus principais fatores de competitividade.”