Apresentação sobre Fibra da Pita

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Extração da Pita
Extração da Pita

Olá pessoal!

Hoje disponibilizarei uma apresentação que fala sobre a fibra da pita.

Tema: Fibra da Pita

Autora: Solange Alves Zaia

Link da apresentação por completo: Fibra da Pita

Introdução:

“Geograficamente Pita é uma planta encontrada nas florestas tropicais do sudeste do México bem como também na Costa do Pacífico, a fibra é obtida das folhas.
O processo nativo de extrair a fibra consiste em colocar a folha sobre uma prancha de madeira, e o operador ao mesmo tempo que firma com o pé uma de suas extremidades, raspa a polpa por meio de um longo bastão de ponta achatada, até que restem apenas as fibras. É um método demorado e de baixo rendimento, comercialmente impraticável. Em alguns lugares as folhas são primeiramente esmagas com um macête para facilitar a raspagem, e às vezes, previamente maceradas em água para amolecer a polpa.”

Fibra de Pita
Fibra de Pita

Caso queira saber sobre outras fibras, acesse o post “Fichas Técnicas de Fibras Têxteis” contou com a orientação da Professor Maria Adelina Perereira que é Técnica Têxtil, Engenheira Química, Mestre em Administração pela FEA/USP, Especialização em Qualidade Têxtil na Alemanha, Gestora do Comitê Têxtil e Vestuário da ABNT e docente nas Faculdades Senai, FATEC e UNISAL. E as Fibras Têxteis que podemos encontrar nesse trabalho são:  Abacaxi, Acetato de Celulose, Aço Inox, Alginato, Algodão, Alpaca, Aranha, Bambu, Banana, Borracha, Cânhamo, Carbono, Caruá ou Caroá, Caseína, Coco, Cuproaminio ou Cupro, Elastano, Fluorofibra, Junco, Juta, Kenaf ou Papoula de São Francisco, Lã, Lhama, Linho, Liocel, Malva, Metalizada, Modal, Mohair, Paina, Poliacrílico, Poliamida, Poliaramida, Poliéster, Polietileno, Polilática, Polinósica, Polipropileno, Rami, Retama ou Giesta, Seda, Sisal, Soja, Tucum, Vicunha, Vidro.

Sobre Winston Pinheiro Claro Gomes

Formado em Tecnologia Têxtil pela FATEC de Americana.
Enquanto fazia a faculdade viu que era muito difícil achar o conteúdo para o setor Têxtil, assim decidiu em 2008 criar um blog onde iria disponibilizar somente trabalhos acadêmicos, mas foi em 2010 que adquiriu um domínio próprio e nele além de disponibilizar trabalhos acadêmicos, também começou a colocar notícias, fotos, artigos e qualquer novidade do setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *