Trabalho sobre Proposta de Implantação de Métodos Estatísticos no Controle de Qualidade de uma Indústria Têxtil

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Fonte: Avanex

Olá pessoal!

Hoje disponibilizarei um trabalho sobre implantação de métodos estatísticos no controle de qualidade de uma indústria de beneficiamento têxtil.

Tema: Proposta de Implantação de Métodos Estatísticos no Controle de Qualidade de uma Indústria de Beneficiamento Têxtil – Tingimento e Acabamento

Autora: Viviane Souza Netto

Link do trabalho por completo: Proposta de Implantação de Métodos Estatísticos no Controle de Qualidade de uma Indústria de Beneficiamento Têxtil – Tingimento e Acabamento

Introdução:

“O complexo têxtil compreende as indústrias Têxteis e do Vestuário, Calçados e Artefatos de Tecidos, em Santa Catarina essas empresas estão concentradas, principalmente, no Vale do Itajaí. As indústrias têxteis correspondem a 25 % do valor da transformação industrial catarinense. Na região do vale do Itajaí, a colonização alemã foi a grande responsável pela a estruturação das primeiras unidades produtivas deste segmento, que ocupa a terceira posição a nível nacional, empregando milhares de trabalhadores distribuídos por diversas empresas, presente na região. Atualmente o mercado consumidor tem exigido cada vez mais das empresas um grau máximo de racionalização, competitividade e modernização, em busca da qualidade. A globalização da economia e o surgimento rápido de novas tecnologias impõem atualmente às empresas esforços cada vez maiores de sobrevivência, seja pela obtenção de prazos e preços competitivos, pela flexibilidade produtiva ou ainda pelo aumento na qualidade de seus produtos e serviços. Fatores esses que fazem com que a preocupação pela busca da qualidade seja cada vez maior. O presente estágio foi realizado em uma indústria de beneficiamento têxtil, onde é faz-se o tingimento de malhas e o acabamento das mesmas. Assim como as demais indústrias, empresas do ramo têxtil têm preocupação com a qualidade dos produtos que colocam no mercado possuindo assim um setor responsável pelo controle de qualidade. Este trabalho tem como objetivo propor a implantação de métodos estatísticos no controle de qualidade da empresa, visando acompanhar e controlar as variações do processo. Serão apresentados os métodos utilizados nos testes realizados na empresa, tomando como base as Normas da ABNT, bem como os resultados obtidos. E será proposto um método de controle de qualidade baseado em Controle Estatístico do Processo, onde serão aplicados os métodos de distribuição de .freqüência, média, amplitude, desvio padrão e gráficos de controle.”

Sobre Winston Pinheiro Claro Gomes

Formado em Tecnologia Têxtil pela FATEC de Americana.
Enquanto fazia a faculdade viu que era muito difícil achar o conteúdo para o setor Têxtil, assim decidiu em 2008 criar um blog onde iria disponibilizar somente trabalhos acadêmicos, mas foi em 2010 que adquiriu um domínio próprio e nele além de disponibilizar trabalhos acadêmicos, também começou a colocar notícias, fotos, artigos e qualquer novidade do setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *